sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

AS VIAGENS DE PAULO

O Início da Igreja

 Nos dias de hoje precisamos enfatizar a importância da Igreja.
 A Igreja não foi inventada por homens, mas foi Jesus (Deus encarnado) que a instituiu e  disse em Mt 16.18, que as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Para que os alunos entendam a importância da Igreja e como foi o seu início, explique que Jesus deixou uma missão em Mateus 28.18, falando aos discípulos para irem e fazerem discípulos, de todas as nações, batizando-os em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo e que deveriam ainda ensiná-los a guardar todas as coisas que Jesus ordenou. A Igreja faz isso. A Igreja somos nós.

Essa lição é a continuação da lição sobre a "chave do reino dos céus"( veja neste blog).

Os discípulos obedecem a ordem de Jesus e aguardam em Jerusalém até serem revestidos de Poder (que foi o pentecostes) para então sair e pregar o evangelho da salvação em Jesus.

No livro de Atos está registrado como tudo aconteceu. Na primeira parte relata como o apóstolo Pedro começou liderando e pregando a Jesus, respaldando suas palavras com os milagres que fazia pelo poder do Espírito Santo, recebido no pentecostes.

Depois da morte de Estevão, primeiro diácono, levantou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém ( Atos 8.1) e começa a história do apóstolo Paulo (Saulo).

Paulo se tornou um grande missionário após sua conversão ao Senhor Jesus. Saiu pregando o evangelho aos gentios e a todos. Sofreu perseguição, foi preso, surrado, apedrejado, sofreu naufrágio, foi picado por cobra, mas como ele mesmo disse, combateu o bom combate, completou a carreira e guardou a fé (2 Timóteo 4.7).

Para contar as viagens de Paulo de forma interessante para o alunos, você pode fazer um mapa com compensado perfurado, marcando as cidades por onde o apóstolo Paulo passou, com parafusos e marcando com lã o trajeto percorrido.


Utilize lã de cores diferentes para cada viagem





Pinte com tinta PVA (de parede) e utilize corantes coloridos para não precisar comprar uma tinta de cada cor. Utilize um rolinho de espuma,




Pintei a cabeça dos parafusos com esmalte(de unha) vermelho.



Depois de desenhar o mapa, contorne com canetinha preta,
Coloque os parafusos nas cidades por onde Paulo passou.



Conforme você for contando as histórias, peça ajuda para as crianças irem prendendo a lã nos parafusos das cidades por onde Paulo passou.




Você terá um material didático de qualidade e com durabilidade que poderá ser usado em todas as classes. Se você não tiver o tripé para colocá-lo, prenda-o na parede como se fosse um quadro.


 



Destaque os acontecimentos principais em cada viagem.
Mostre como Paulo sofreu durante a sua vida, mas em todos os momentos estava alegre, considerando um privilégio sofrer por Cristo. E como o Espírito do Santo conduziu Paulo em suas viagens e nos milagres que realizava.

Pesquise como estão essas cidades nos dias atuais e fale como a Igreja, hoje, também continua perseguida.  Não devemos desanimar, mas usar Paulo como exemplo de dedicação e persistência na obra do Senhor.
Que Deus abençoe sua aula.



"Teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade."
Atos  18.9-10